Museu de Múmias de Guanajuato – Um lugar sinistro

Imagine um cemitério feito apenas por mortos por uma mesma doença. Imagine que tempos despois estes corpos são retirados deste cemitério e então guardados no mesmo lugar. Agora imagine seus grupo lá a noite!

As múmias de Guanajuato são procedentes do Panteão Municipal de Santa Paula, México. As 108 múmias, cuja grande maioria é mulher, são cadáveres de pessoas mortas por um surto de cólera que atingiu a cidade em 1833, e que foram desenterrados entre 1865 e 1958, quando a municipalidade passou a exigir o pagamento de taxas para que os corpos permanecessem no cemitério local. Caso os familiares dos defuntos não pudessem pagar a quantia determinada, perdia-se o direito sobre a sepultura, motivo pelo qual 90% delas foram tiradas de suas tumbas e armazenadas em um edifício próximo.

A notícia sobre existência das múmias correu o país e, em 1900, apareceram os primeiros turistas interessados em vê-las. Os coveiros do cemitério cobravam uns poucos pesos pelas visitas, e com o tempo as múmias alcançaram uma fama tão grande que o edifício foi transformado em museu. O mais impressionante é que nenhuma das múmias foi embalsamada, e sua extraordinária conservação se deve à composição do terreno onde foram enterradas, que fez com que os corpos se desidratassem enquanto o processo de decomposição foi inibido.

Conheça mais aqui: http://www.momiasdeguanajuato.gob.mx/

Anúncios
Esse post foi publicado em Lugares para Aventuras. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s