Parcelando Encontros na 4a. Edição – Uma alternativa para encontros de combate mais rápidos

Recentemente, tenho lido vários artigos sobre como deixar os encontros de combate mais rápidos na 4a. edição, sinceramente, eu não gosto da idéia de alterar a mecânica do jogo por qualquer motivo, lógico que a demora não deve ser por atraso dos jogadores, que devem estar ligados no combate, já que essa foi uma clara intenção da 4a. Edição.

Não acho que os combates tem que ser mais rápidos, acho que você não pode ver o tempo passar, deixar o combate ficar chato – mas isso será uma conversa para outros post (e ja existem vários por ai)

Então para que este post?

Este post é sobre uma técnica que tenho usado, e que foi uma descoberta meio sem querer, que é parcelar o encontro, de cara já digo a vocês, não é para todos os encontros, adoramos encontros completos e dasafiadores e achamos esses os melhores para situações finais, ou intermediárias. Mas como a maioria do meu grupo veio (e ainda joga Ad&D – e sempre jogaremos) vários encontros em uma mesma aventura, seja de masmorra ou não, atrai bastante a atenção.

A lógica do parcelamento – Pegue as metas de XP e divida-os em 2 ou 3 parcelas (lógico que o todo conta com apenas 1 encontro). Para fazer isso, você terá que escolher bem os monstros e usar artifícios que serão exemplificados mais a frente.

Exemplo de Encontro parcelado – Nível 5 – 1200 xp, que pode ser usado para um grupo de Nivel 2 ou 3.

Primeiro parte – 2 Stirges (Nível 1) e 2 Spiretrop Drake (Nível 1) – (total – 400xp) – Porque usar as Stirges? As Stirges tem uma boa furtividade e pode ter vantagem de combate para acertar seus alvos e ai!!!! Ai começam a sugar o sangue e tem bônus de AC e de Reflexos. Porque usar os Spiretrop Drakes, depois de atingidos pelas Stirges os heróis vão se preocupar só com elas agarradas neles ou em seus companheiros, como isso os Drakes atacam em vantagem, e mais importante do que causar dano os Spiretrop tem o péssimo hábito de roubar pequenos objetos de seus alvos, imagine a felicidade dos seus heróis ao verem suas poções de cura sendo roubadas e soltas de uma altura razoavél e se estatelando no chão!

Esta parte não vai ser difícil, mas deve debilitar seus heróis e tirar suas valiosas poções de cura, que nos níveis iniciais são valiosissímas.

Segunda Parte – Coloque um desafio de perícia, uma ponte que os heróis tem que passar equilibrando e que a queda da 2d10 de dano (6m), durante a travessia da ponte chegam 10 Kobolds Cleaver (Nível 2  – Minion – 310xp ao todo), porque estes Kobolds? Eles aparecerão de todos os lados (não agrupe) e podem ter dois ataques a distância, ataque aqueles que já estão sob a ponte, e eles terão que se virar para se equilibrar

Terceira parte – Coloque 2 Kobolds Hurler (Artilheiro de Nível 2 – total de 250xp) em um local pouco acessível e com cobertura e 2 Hobgoblin Soldier (Soldado de Nível 3 –  total de 300xp). Porque usar o Hurler, ele tem diferentes efeitos sobre os alvos o que pode ajudar muito os soldados. E porque usar soldados, apesar de não causarem os maiores danos, os soldados tem defesas melhores, que em menor número serão importantíssimas.

(total de XP do encontro – 1260)

Este encontro, com certeza não será mortal para seus jogadores, mas pode deixar o grupo bem debilitado, por isso acredito que estes encontros parcelados devem ser colocados como o primeiro ou segundo da aventura.

Este é apenas um exemplo, mas as opções são intermináveis, assim como os montros de D&D, como sugestão, preste atenção nas características especiais dos monstros e incorpore algo extra, como a ponte no exemplo acima.

Bons jogos no fim de semana!

Anúncios
Esse post foi publicado em De mestre para mestre. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s