10 coisas que gostamos no D&D 4ª. Edição

Olá pessoal, reuni meus imortais jogadores e discutimos porque gostamos também da controversa 4a. edição do bom D&D. Se AD&D é igual aquela ex-namorada que não terminamos, mas ela teve que viajar porque seu pai foi transferido de emprego, a 4a edição surgiu como uma namorada novinha, bonitinha, mas que pouco conhecíamos e por isso, todos olhamos meio desconfiados, quando a esmola é muita!!!

Nas primeiras campanhas não gostamos, não conhecíamos, não era o que estávamos costumados, mas insistimos um pouco e logo o jogo ficou interessantíssimo e as opções se abriram, aprendemos a jogar de uma nova forma. Já nas ultimas sessões, transformamos a edição naquilo que queríamos!

E os defeitos? de novo como no post anterior, NÃO!!!, nem pensamos em defeitos, afinal a sogra ja fala mal da gente, nossos professores ja falaram, nossos vizinhos também, vixxi a lista vai longe….portanto nada de falar mal de nosso hobby querido…

E aqui esta nossa lista sobre as 10 coisas que gostamos na 4a. Edição!

1 – Da pra usar tudo o que aprendemos sobre D&D nos últimos 20 anos, experiência, livros, regras, cenários…..                                                                                                   
2 – Os props: tiles, peças de cenário e miniaturas – pra quem era acostumado com as miniaturas de papel da caixa da grow, agora elas estão em 3d e, da pra usar em outras versões do jogo.

3 – O combate, o combate é viciante, acreditamos que ficou muito interessante esta integração com terrenos e armadilhas, se bem dosado (para não enjoar) e variado é divertidíssimo.  

4- A colaboração do grupo, característica sempre presente nas edições anteriores na 4ª. ela é vital, e causa uma imersão enorme no jogo.

5- Nós voltamos a jogar AD&D por causa dela :]

6- É fácil montar aventuras, campanhas e fica mais fácil contar histórias com o desenvolvimento do jogo.

7 – Meus jogadores não morrem (versão dos players)  

8 – Morrem sim (versão do mestre), não esqueça que dá pra usar tudo das outras edições, inclusive o d100 negro para ver se ocorre a ressurreição, como disse no post anterior – A cara do jogador é impagável!!!! Não vamos perder isso não é?

9 – Os planos astrais estão bem definidos, isso gostamos muito mesmo, Pendor das Sombras, Agrestia das Fadas…..ficou muito claro nesta nova edição.

10 – Os níveis altos, meu personagem vai ficar comigo….muiiiiiiiiiiiiiiito tempo! (versão dos players)

 E você, o que mais gosta na 4a. Edição?

Esse post foi publicado em Caminhando por Zoe. Bookmark o link permanente.

2 respostas para 10 coisas que gostamos no D&D 4ª. Edição

  1. Eu critico muito a 4ª edição lá no meu blog, mas é porque eu gosto do jogo. Quem reclama quer mudanças. Se eu não gostasse, não estaria reclamando, nem teria comprado todos os produtos em português e umas 150 miniaturas. Assim como você, eu fiz algumas transformações, mas foram para maximizar o que eu gosto nos combates. Eu tô fazendo tudo pra deixar as coisas mais rápidas e vívidas nos combates, eliminando as miniaturas em alguns casos, e aproveitando mais a riqueza das opções de ações.

    Meu voto pra essa lista são dois pontos:
    1-Simplicidade da mecânica.
    2-Combate mais rico, com ações imediatas e participação mais democrática de todas as classes!!!

    Abraço.

    • zoed11 disse:

      Olá Nestor, obrigado por responder…
      Eu acompanho seu blog http://montantemagica.blogspot.com/ e tenho visto com interesse seus métodos para a 4 edição, principalmente aqueles que se relacionam a ausência de matriz de combate, sem dúvida são inovadores e interessantes….se eu fizesse isso com meu grupo eu sofreria um tpk…mas acho a idéia superinteressante, pois ficaria totalmente para a imaginação…
      Valeu…

Deixe um comentário

